Algumas reflexões sobre o autocuidado

Autocuidado se refere a um conjunto de ações que cada pessoa tem para cuidar de si mesmo, o que ajuda a promover melhor qualidade de vida e bem-estar. Dito isso, a melhor maneira de se envolver em ações de autocuidado é alinhando de modo muito particular os seus objetivos, gostos e interesses, para assim, encontrar formas de se cuidar que sejam significativas e possíveis para você.

É importante ter em mente, que o autocuidado depende também da sua condição atual e não somente de regras rígidas do que é se cuidar. Por isso ele é individual, único e precisa ser flexível.

A rotina de autocuidado deve além de melhorar seu bem-estar a médio e longo prazo também ser minimamente prazerosa para si. Se por ventura você se dedicar a rotinas que só lhe produzem exaustão e sofrimento em busca de perfeição como: um corpo escultural, uma pele impecável ou metas impossíveis de alcançar e nomeia tais ações como autocuidado, mas sacrifica momentos de lazer e descanso, então é importante rever o que tem nomeado como autocuidado.

Essas atitudes na verdade podem ser uma estratégia compensatória para uma baixa autoestima que em vez de bem-estar tem produzido mais desconforto e insatisfação para sua vida.

É importante ressaltar ainda, que o autocuidado depende das necessidades do momento de vida de cada pessoa e do que é prioridade, pois algo que nos é vendido como autocuidado nem sempre é.

Como por exemplo a regra de que fazer academia será bom para todos, quando na verdade os gastos com o investimento na academia te faria ficar com mais dívidas e seria ruim para o seu orçamento, pois você está com dificuldades financeiras, o que neste caso poderia ser uma falta de autocuidado e em vez de trazer benefícios poderia te trazer maiores prejuízos.

Portanto, o autocuidado não é algo igual e fixo para todo mundo, mas sim variável, flexível e compete a cada um de nós avaliar o que pode ser válido para nossa rotina, no entanto, não pode ser deixado de lado e tão pouco negligenciado.

Então, aí vão algumas dicas que possam te dar ideias de como desenvolver ações de autocuidado para a sua vida. Veja o que pode ser interessante para você. E lembre-se, se cuidar é importante!

1- Busque cuidar do seu corpo, para obter o seu peso ideal, mas sem exageros!

2- Tenha uma rotina de alimentação balanceada, a qual também contemple alguns de seus gostos.

3- Pratique alguma atividade física a qual tenha mais afinidade.

4- Mantenha em dias as consultas médicas ou tratamentos necessários.

5- Se possível tenha pelo o menos uma hora no seu dia de momento de lazer.

6- Cultive a sua espiritualidade.

7- Planeje-se financeiramente e evite gastar mais do que ganha.

8- Experimente técnicas de relaxamento e meditação, elas podem ser valiosas.

9- Aproxime-se das pessoas e evite se isolar socialmente.

10- Se afaste um pouco do celular.

11- Não esconda suas emoções.

12-Busque ajuda de profissionais de saúde, como psicólogos, nutricionistas dentre outros profissionais caso seja necessário.